Luziânia reduz em mais de 500% os casos de dengue no primeiro semestre de 2025

Luziânia tem motivos para comemorar no combate à dengue. O município goiano registrou uma redução de 539% nos casos da doença nos três primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A queda expressiva, que representa um dos menores índices dos últimos quatro anos, foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o secretário de Saúde, Glenio Magrini, entre janeiro e março deste ano foram contabilizados apenas 794 casos da doença. “Iniciamos o ano com uma das menores taxas de infecções de dengue dos últimos anos e esperamos concluir 2025 com estatísticas ainda melhores do que as apresentadas no momento e, é claro, sem nenhum óbito”, afirmou.

O cenário é bastante diferente de 2024, quando Luziânia enfrentou uma epidemia com mais de 17 mil casos confirmados e 25 mortes. A média trimestral chegou a ultrapassar 4.200 registros no ano passado, colocando o município em estado de alerta máximo.

Para alcançar os resultados positivos, a gestão municipal intensificou ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Entre as iniciativas destacadas estão os mutirões de limpeza de entulhos, o trabalho de campo dos agentes de saúde e endemias, além de palestras educativas em escolas e ações de vacinação.

Outro destaque é o projeto “10 minutos Pela Vida”, que tem como foco a mobilização social. “O objetivo é conscientizar a população de que, sem a participação efetiva de cada um, não será possível vencer essa luta. E como tenho dito, com apenas 10 minutos por semana é possível eliminar criadouros do mosquito e salvar vidas”, reforçou Glenio Magrini.

Com o avanço das ações e o engajamento da população, a expectativa da Secretaria de Saúde é manter os índices sob controle e evitar novos surtos ao longo do ano.

Fonte: Prefeitura de Luziânia, via Instagram.

Marcado: